Ajuda

Se precisar, procure a ajuda de profissionais do mercado


Para muitos, trilhar sozinho o caminho dos investimentos pode ser desafiador. Mas não precisa ser assim. Há diferentes profissionais que podem ajudar, cada um com suas funções e especificidades. São eles os gestores de recursos, os analistas de valores mobiliários, os consultores de valores mobiliários e os agentes autônomos de investimentos. Entenda o papel de cada um:

Analista de valores mobiliários

Agentes Autônomos de Investimento

Consultor de valores mobiliários


ATENÇÃO! Antes de contratar os serviços de quaisquer profissionais, certifique-se de que eles são autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários. Pesquise aqui o seu profissional

Investir com a ajuda de um profissional, no entanto, não significa que o investidor não precise de educação financeira. Ao contrário, apenas com orientação e informação adequadas, o investidor será capaz de participar do mercado de forma consciente, inclusive ciente da importância de buscar sempre profissionais, instituições e empresas autorizadas.

Mas, cuidado! Tem sido comum o uso da internet, das redes sociais e de outros meios eletrônicos de amplo alcance para a divulgação e a realização de ofertas de serviços “disfarçadas” de cursos, webinars, apresentações e outras iniciativas “educacionais”. Essas ofertas, no entanto, podem implicar o exercício de atividades sujeitas à autorização da CVM, como, por exemplo, a análise, a consultoria e a oferta e intermediação de valores mobiliários. Nesse caso, se for realizada por pessoas ou instituições não autorizadas pela CVM, ficam caracterizados o exercício irregular da atividade e a potencialização dos riscos para os investidores.


Assista a este vídeo explicativo da série Papo com a CVM, com o Superintendente de Relações com Investidores Institucionais da Autarquia: