O consumo atende nossas necessidades e desejos e é o que nos possibilita a alcançar os sonhos, como a compra de uma casa ou a realização de uma viagem.Entretanto, todos os dias somos bombardeados por propagandas na televisão e nas mídias sociais apelando para o consumo desenfreado. Quando consumimos de forma não planejada, com base na intuição ou na emoção, podemos causar prejuízos ao nosso bem estar financeiro.
Consumir de maneira planejada não significa restringir gastos e deixar de comprar. O que se defende é a elaboração de um orçamento e planejamento financeiro para consumir melhor. A ideia aqui é consumir de forma consciente e sustentável, ou seja, buscando ao mesmo tempo eliminar desperdícios. Pequenas mudanças no nosso dia a dia têm grande impacto no futuro.
Acesse o site Vida e Dinheiro e veja diversos artigos que tratam sobre este tema como: 15 dicas práticas para reduzir os gastos no supermercado; escolhas racionais ou emocionais; gatilhos de consumo; a onda é desapegar; o que suas escolhas de consumo dizem sobre você; entre outros.