Objetivo

Defina o seu objetivo e respeite o seu perfil de risco


Alguns investidores em ações, e renda variável de uma forma geral, viram-se no pior momento da crise precisando se desfazer de seus investimentos, para fazer frente a emergências advindas da perda de renda da família, e podem ter realizado perdas significativas. Por outro lado, outros investidores, mesmo tendo enfrentado as mesmas emergências, não precisaram se desfazer de seus ativos em renda variável, porque mantinham reservas para emergências em investimentos mais adequados a esse fim.

Isso demonstra a importância de se investir por objetivos. O investidor deve ter em mente que não existe o melhor investimento, mas sim o investimento mais adequado para um objetivo e perfil de risco. Seja uma reserva para emergências, ou para planejar a aposentadoria, a compra da casa própria, a educação, viagens e outros objetivos de vida: em cada caso, haverá no mercado investimentos ou classes de ativos mais adequados.

Portanto, antes de investir, pergunte-se: qual o objetivo deste investimento? Os textos abaixo podem ajudar o investidor a refletir sobre esse assunto.


Por que investir?
Caminho para o investimento

A esse respeito, os momentos da vida podem ajudar o investidor a melhor planejar seus objetivos.

Quer refletir mais sobre tranquila financeira e objetivos de vida, em busca de um bem-estar financeiro melhor? Acesse a apostila 04 do Programa Bem-Estar Financeiro.

Perfil de risco

Cada investidor tem um perfil de risco. Enquanto uns são moderados, outros são mais conversadores e alguns arrojados. A escolha dos investimentos deve respeitar esse perfil.

De forma geral, a ideia de que os produtos de investimentos devem estar adequados ao perfil de risco e aos objetivos de cada investidor é conhecida no mercado pelo termo em inglês Suitability.

Neste artigo, entenda mais sobre o processo de suitability e o papel das instituições e dos investidores.