Sobre

Meu Bem-Estar Financeiro é um site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que fornece ferramentas financeiras para  orientar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras, principalmente neste momento de futuro incerto decorrente da pandemia do COVID-19.

O site disponibiliza diversos conteúdos sobre planejamento financeiro, investimentos, ciências comportamentais e proteção aos investidores. Além disso, há materiais direcionados aos jovens para fomentar a  educação financeira desde a primeira infância e, também, ao público senior no que tange aos cuidados para aposentadoria e às medidas de prevenção contra fraudes financeiras cada vez mais recorrentes.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

A Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Economia, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária.

Seu mandato legal prevê as seguintes atribuições: desenvolvimento de mercado; eficiência e funcionamento do mercado; proteção dos investidores; acesso à informação adequada; e fiscalização e punição. Para mais informações, clique aqui.

Visite nossas outras páginas

  • www.portaldoinvestidor.gov.br: O Portal do Investidor é um site voltado para a educação do investidor e possui diversos materiais sobre  educação financeira, investimentos e funcionamento de mercado.
  • www.pensologoinvisto.cvm.gov.br:   O blog Penso Logo Invisto fala sobre Estudos Comportamentais e Pesquisas e foi criado para estabelecer um canal de colaboração com acadêmicos, divulgando artigos científicos e propondo temas para discussão.
  • Canais digitais da CVM Educacional: A CVM atua nas mídias sociais através do perfil CVM Educacional e possui grande presença no Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn. Esses canais visam oferecer conteúdo de natureza educacional para informar e orientar os investidores sobre o mercado de valores mobiliários.
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC): O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) funciona como a interface entre o investidor e a CVM. Trata-se de formulário eletrônico para cadastramento de consultas, reclamações, denúncias e outras demandas para a Autarquia, relativas ao mercado de valores mobiliários.